sexta-feira, 1 de março de 2013

Entrevista com Clarice Lispector



  Esse é o trecho da entrevista concedida por Clarice Lispector, que assistimos em sala de aula . A entrevista ocorreu no ano de 1977 e foi dada para a TV Cultura. 

  Uma das primeiras perguntas feitas pelo repórter foi sobre a profissão de seu pai. Sua resposta foi rápida: "Trabalhava com representação de firma e essas coisas...".


  Logo em seguida, revelou que não era a única da família que gostava de escrever. Sua mãe e suas duas irmãs também escreviam. Entre elas apenas suas irmãs publicavam as histórias, sua mãe escrevia em segredo e Clarice fizera tal descoberta a pouco tempo.


  Segunda ela mesma disse, começou a escrever ainda quando criança, antes mesmo de seus sete anos de idade. Clarice também falou que quando escreve não tem nenhum objetivo com isso, ela apenas escreve.


 Apesar de toda sua fama, não se considera a literatura como sua profissão, pois só escrevia quando sentia vontade.


  Sempre achou mais fácil escrever para crianças do que para adultos. Dizia que criança é mais inocente, já os adultos são mais difíceis de se entender, apesar de serem mais parecidos com ela própria. Dizia que escrevi para se livrar de si, que de certa forma, morria ao escrever.


  Ao perguntarem sobre sua adolescência, disse que era uma jovem caótica, intensa e fora da realidade... uma pessoa tímida e ousada ao mesmo tempo. Infelizmente, ao longo da entrevista foi possível perceber que agora ela não tinha mais nenhuma daquelas características, pois estava abatida graças ao câncer responsável  pela sua morte. Clarice veio a falecer no mesmo ano em que deu essa entrevista.


  Caso queira assistir a entrevista na integra acesse: Entrevista Completa



Atividade proposta pela professora Ilvanita, de Língua Portuguesa, que passou o vídeo em sala de aula e solicitou uma síntese sobre o mesmo.



0 comentários:

Postar um comentário