Clarice Lispector - Imagem retirada do site Releituras |
Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik na Ucrânia, o dia 10 de dezembro de 1920. Seus pais chamavam-se Pinkouss e Mania Lispector.
Sua família veio para o Brasil em março de 1922, para a cidade de Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe. Em 1925 mudaram-se para a cidade de Recife, onde Clarice passou sua infância no Bairro de Boa Vista.
Aprendeu a ler e escrever muito nova. com nove anos ficou órfã de mãe. Em 1937 foi com a família para o Rio de Janeiro, indo morar no Bairro da Tijuca.
Em 1943 se formou em Direito e casou-se com seu colega de turma, Maury Gurgel Valente. Nesse mesmo ano estreou na literatura com o romance "Perto do Coração Selvagem".
Depois de seu casamento com um Diplomata, morou na Inglaterra, Estados Unidos e Suíça, sempre o acompanhando.
Em 1948, deu luz ao seu primeiro filho, Pedro. Em 1953, nasce nos Estados Unidos seu segundo filho, Paulo.
Em 1959 Clarice se separou de seu marido e retornou ao Rio de Janeiro, com os filhos. Logo começou a trabalhar no Jornal Correio da Manhã, assumindo a coluna Correio Feminino. Em 1960 lança "Laços de Família", se primeiro livro de contos.
Em 1966, graças ao descuido de dormir com um cigarro aceso, Clarice sobre várias queimaduras. Graças a isso, passou por várias cirurgias, se isolando, mas sempre escrevendo.
Algumas das suas obras mais famosas são: "Laços de Família", "A Legião Estrangeira" e "Felicidade Clandestina".
Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro em 9 de dezembro de 1977, de câncer no ovário e foi enterrada no cemitério Israelita do Caju.
Atividade proposta pela professora Ilvanita, de Língua Portuguesa, que nos orientou a pesquisar e fazer uma síntese da biografia de Clarice Lispector.
0 comentários:
Postar um comentário